Juntos. Esse deverá ser o nome do partido que resultará da incorporação do Podemos pelo PSDB. A negociação entre as duas agremiações segue acelerada. O anúncio oficial deve ser feito em solenidade previamente agendada para 1º de julho, assim que a tramitação estiver concluída no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ainda há inúmeras dúvidas sobre como se dará a fusão, mas já se sabe que o número de urna do futuro grupo político será o 20, que atualmente pertence ao Podemos – o 45 dos tucanos, que já ocuparam a Presidência da República, será aposentado. Outra certeza é a de que o comando paulista da legenda será exercido por um nome do Grande ABC. Paulo Serra, ex-prefeito de Santo André, ou Marcelo Lima, atual chefe do Executivo de São Bernardo, disputam a cadeira.
Candidato derrotado a vice-prefeito de São Bernardo na chapa encabeçada pelo deputado federal Alex Manente (Cidadania), na eleição de outubro. Paulo Chuchu (PL) vai exercer o cargo de assessor de gabinete do vereador de São Paulo Sargento Nantes (Progressistas), eleito com a quarta maior votação da Capital, com 112.484 sufrágios. Nantes é tão bolsonarista quanto Chuchu, que, por ser policial civil, precisou de liberação do secretário de Estado da Casa Civil, Arthur Lima, para assumir o cargo no Legislativo paulistano.
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), inicia a peregrinação pela região com o objetivo de sentir a temperatura política nas sete cidades. Em agenda hoje no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a petista ficará frente à frente com prefeitos de linhas ideológicas opostas à do governo federal. Apenas Marcelo Oliveira, chefe do Executivo de Mauá, é do PT, e Akira Auriani, de Rio Grande da Serra, do PSB, mesmo partido do vice-presidente Geraldo Alckmin, têm alinhamento com o governo Lula (PT), candidatíssimo à reeleição em 2026.
Não será surpresa, ao menos para a coluna, se, nesta onda de fusão entre partidos em busca da sobrevivência política em Brasília, o Cidadania e o PSB anunciarem em breve planos para atuar juntos ainda neste ano. A ideia, que já estaria em estágio avançado, seria que ambas as agremiações juntassem forças em uma federação de modo a ampliar a força do grupo na Câmara, onde contabilizariam 19 deputados. O objetivo final seria lançar João Henrique Campos, atual prefeito do Recife, Capital de Pernambuco, à Presidência em 2030.
Não convidem para a mesma festa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação de São Caetano, Pio Mielo (PSD), e o presidente da Câmara, Carlos Humberto Seraphim (PL). Os dois já andavam se estranhando desde que o liberal recebeu as bênçãos do Palácio da Cerâmica, sede do Executivo, para assumir o comando do Legislativo, em 1º de janeiro, mas a participação de Pio no podcast Política em Cena, do Diário, onde ele citou a falta de experiência e de ‘couro político’ do liberal, azedou de vez o clima entre ambos.
Sucesso global de audiência no streaming, a série Adolescência será tema de atividade organizada pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Santo André. Hoje, a partir das 15h, no Auditório Municipal Heleny Guariba, na Praça IV Centenário, no Centro, a psicóloga Gleise Sales Arias e a psicanalista Ximena Celinda Farias Ortegaministrarão a palestra ‘Fala, Mãe! Como a Comunicação Pode Fortalecer a Relação com o Adolescente’. Vulnerabilidade emocional, comunicação entre pais e filhos, bullying e masculinidade tóxica serão temas abordados.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.