Pelo ranking da ONG Repórteres Sem Fronteiras, na maioria dos países foi registrado em 2025 o pior nível da história no quesito liberdade de imprensa. Mas o nosso País, com sua imprensa implacável em defesa da democracia, principalmente durante a gestão perniciosa de Jair Bolsonaro, que tentou até um golpe de Estado, com ameaças físicas a jornalistas, teve salto positivo de 47 posições no Ranking de Liberdade de Imprensa. Da anterior classificação 110ª, passamos para 63º lugar, sendo uma das poucas nações que melhoraram neste quesito. Conforme análise dos responsáveis, o que mais pesa para a queda no índice é o ambiente econômico ruim. Agressões físicas contra jornalistas são os mais visíveis dos ataques à liberdade de imprensa. Se o povo brasileiro vem sendo prejudicado por governos relapsos e até corruptos e por uma classe política sem compromisso com a Nação, pelo menos temos uma imprensa a nos defender.
Paulo Panossian
São Carlos (SP)
Coisas estarrecedoras estão ocorrendo: população em insegurança e outros fatos que só tendem a prejudicá-la. Acredita-se que somente um grande exorcismo em caráter nacional contenha a maldade em geral. Afinal, trata-se de uma batalha entre o bem e o mal. Isto, ao que parece, em todos os cantos do globo. Basta ver o que está ocorrendo no Vaticano para a escolha do sucessor do Papa Francisco, onde até chefes de governo estão tentando interferir.
José Carlos Soares de Oliveira
São Bernardo
‘Marcelo Lima dá início à Faixa Azul na Av.31 de Março’ (Setecidades, dia 4). Se esta faixa azul na Avenida 31 de Março fosse usada da maneira correta poderia ser um benefício para o trânsito caótico de São Bernardo, porém, o que se vê nas principais vias da cidade são motociclistas desrespeitando as leis de trânsito, principalmente ao passar o sinal vermelho, manuseando o celular pilotando e motocicletas com placa adulteradas ou sem placas, e nada de ações práticas e administrativas por parte do Departamento de Trânsito. Basta que qualquer munícipe fique alguns minutos nos principais cruzamentos do Centro da cidade e verá que virou rotina os péssimos motociclistas violarem as leis de trânsito e colocarem em risco a vida de pedestres e demais motoristas que respeitam a legislação.
Maria de Lourdes Barbosa dos Santos
São Bernardo
Parece mentira, mas, acredite, é verdade. “L” nomeou Wolney Queiroz (PDT) para ministro da Previdência Social, tendo o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sob sua responsabilidade. Trata-se do órgão que estava surrupiando dinheiro dos velhinhos, muitos deles analfabetos, semianalfabetos, doentes graves, pessoas morando em lugares remotos e sem acesso a sistema de informação que pudesse detectar a gatunagem em seus vencimentos. Será que Queiroz, mesmo participando diretamente de reuniões e decisões de seu superior imediato, vai dizer também que não sabia de nada, como de praxe, e que está empenhado nas investigações? Ele era o braço direito de Carlos Lupi (PDT, partido de apoio ao governo), que foi desligado sei lá por que: má-fé, incompetência, peculato ou seja lá o que for. Isso, as investigações, se forem sérias, vão apurar – e que elas sejam feitas da base ao topo da pirâmide. É muito grave o que ocorreu e tem muita gente envolvida. Noventa e sete por cento das pessoas lesadas não autorizam o desconto. A gatunagem começou antes de 2023 e era para ser debelada e investigada logo no início do atual governo, e não turbinada como foi, se realmente tivéssemos um governo sério e comprometido com os pobres, como gosta de se intitular. Foram vários alertas sobre a roubalheira e nada foi feito até a Polícia Federal meter o pé na porta na última semana.
Mauri Fontes
Santo André
‘Hino Nacional e o minuto de silêncio são esculhambados nos campos de futebol’ (Canal 1, dia 5). Infelizmente respeito e educação ainda são algo distante no Brasil. Por outro lado, formação não significa educação, pois formação vem de escolas enquanto educação vem de berço.
Walmir Ciosani
São Bernardo
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.