Setecidades Titulo Saúde
Vacimóvel, lançado durante campanha do Dia D de Vacinação é aprovado pela população de São Bernardo

Mais de 4 mil doses contra a gripe foram aplicadas em toda cidade; só na Vila São Pedro, com unidade móvel, 700 pessoas receberam a imunização

Da Redação
12/05/2025 | 09:38
Compartilhar notícia
Brenner Oliveira/PMSBC


 O Dia D da Vacinação em São Bernardo registrou 4.225 vacinas aplicadas ao longo do sábado (10/5),  sendo 3.791 doses contra a gripe e outras 434 relativas à atualização do calendário vacinal de rotina. O número se soma às mais de 72 mil doses de vacina contra a gripe já aplicada na cidade desde o início da campanha, em abril.

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde preparou forte mobilização para ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários. A ação, coordenada pela Seção de Imunização da Pasta, integra o esforço conjunto com o Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, para intensificar a imunização da população especial — grupos com maior risco de complicações graves decorrentes do vírus influenza.

O prefeito Marcelo Lima destacou a importância da iniciativa como parte de uma estratégia permanente de cuidado com a população. “Levar a vacina até os bairros, ampliar o acesso e facilitar a proteção das pessoas mais vulneráveis é prioridade na nossa gestão. A resposta da população mostra que estamos no caminho certo: cuidar de gente, com planejamento e ações concretas”, afirmou.

Para atingir o maior número possível de pessoas, foram abertas todas as 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e criados postos itinerantes em locais estratégicos, como o São Bernardo Plaza Shopping, Golden Square, Praça da Matriz e Supermercado Atacadão.

VACIMÓVEL APROVADO - O Dia D da Vacinação  marcou o lançamento do Vacimóvel, veículo adaptado para oferecer vacinação em comunidades e feiras livres. O equipamento estreou com destaque na Feira da Vila São Pedro, onde mais de 700 pessoas foram vacinadas ao longo do dia.

A ação foi bem recebida pelos moradores. A aposentada Ereci Almeida, de 67 anos, destacou a importância do serviço.

 “Sou moradora dessa região e é a primeira vez que vejo algo assim. Isso é maravilhoso para que as pessoas que não conseguem se locomover até a UBS possam se proteger aqui mesmo, na feira. Além de alcançar mais pessoas, a gente acaba garantindo que todos fiquem protegidos. Eu já garanti a minha proteção.”

Outro morador da região, Paulo Augusto, de 47 anos, levou toda a família para a vacinação. “Todos os anos nós tomamos essa vacina e sabemos que ela tem uma grande importância. Vacina é proteção, então fiz questão de vir com a minha esposa e minhas filhas. A ação está super aprovada.”

O secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, também acompanhou a ação e reforçou o chamado à população. “Nós estamos com o Vacimóvel aqui na Vila São Pedro, bem no início da feira, para vacinar até às 17h. A gripe acomete todas as pessoas, mas essa campanha é voltada especialmente para idosos, pessoas com comorbidades como pressão alta, diabetes, câncer e reumatismo. São pessoas com risco de internação e até morte. A vacina é segura, gratuita e está disponível para proteger nossa população.”

Segundo o diretor municipal de Imunização, Renan Mota, o Dia D foi resultado de uma força-tarefa planejada para alcançar públicos vulneráveis e levar a vacinação para onde a população está.

 “Mobilizamos uma grande operação com apoio técnico e logístico, abrimos todas as UBSs, atuamos em pontos de grande circulação e colocamos o Vacimóvel na rua. A resposta foi positiva: mais de 4 mil vacinas aplicadas em um único dia, mostrando o acerto da estratégia de descentralização.”

Além da vacinação contra a gripe, a campanha envolveu aplicação de vacinas do calendário básico do SUS, imunização contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e coleta do exame de papanicolau para rastreio do câncer de colo do útero.

CAMPANHA SEGUE - A Secretaria de Saúde informa que a campanha de vacinação contra a gripe segue em todas as UBSs do município, com fluxo separado das salas de vacinação de rotina, para agilizar o atendimento.

Há ainda vacinação em serviços privados de saúde, com apoio técnico, insumos e capacitação fornecidos pela rede pública.

Outro foco atual da seção de Imunização é a campanha de vacinação escolar, em andamento nas escolas estaduais e prevista para durar até junho. 

“Todos os dias atendemos duas escolas com apoio do Vacimóvel e de outros veículos, garantindo entrega de vacinas, insumos e todo o suporte logístico necessário”, explicou Renan Mota.

A estratégia da Prefeitura é reforçar o compromisso com a saúde preventiva e garantir que mais pessoas estejam protegidas, especialmente aquelas com menor acesso aos serviços regulares.

Caso queira garantir a sua imunização, basta ir até a UBS mais próxima com carteira de vacinação e documento com foto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;