Três dias para lembrar de Flavio e Celso Motta, Peru e Baitaca, Fininho, Arlindo, Coppini...
NASCE O RAMALHÃO
Consegui, no interior de Pernambuco, esta raridade. Um álbum de figurinhas que contempla o Aliança, de São Bernardo, o Saad, de São Caetano, e o Santo André.
Quem me passou este álbum foi o amigo Silvio Valença, residente em Pesqueira (PE), torcedor fanático do Santa Cruz e grande colecionador de camisas do time de coração.
As fotos são do álbum “Zebrão da Sorte”, editora desconhecida, ao que tudo indica lançado no ano de 1976.
Além dos três clubes do ABC, constam do álbum os cinco grandes de São Paulo (Portuguesa, entre eles) e os quatro do Rio de Janeiro.
Segundo o nosso amigo Diniz (José Roberto Diniz), alguns nomes estão trocados. Penso que ele, o Renato Donisete e o Luiz Romano podem ajudar a decifrar as escalações e, eventualmente, encontrar jogadores da época.
Moacir Peres
Membro do Memofut
São Paulo
NOTA DA MEMÓRIA – Simplesmente maravilhosas as três páginas, do Santo André FC que virou Esporte Clube, do Saad que desapareceu e do Aliança que se uniu ao EC São Bernardo e ficou na história.
Amigos da Memória: o desembargador e professor Moacir Peres é um dos principais colecionadores de álbuns de figurinhas do Brasil e divide conosco suas preciosidades.
Hoje, o Santo André. Nas próximas edições, o Aliança e o Saad - os três com escalações de quase meio século atrás.
Crédito da foto 1 – Moacir Peres (acervo e divulgação)
SANTO ANDRE FC. Colar figurinhas: Ronaldo, Luizinho, Rodolfo, Robertão, Flávio, Luiz Augusto, Vicente, Fernandes, (figurinha 223, o artilheiro Tulica), Celso Motta e Rômulo
MEMORIA DOS JORNALISTAS
John French, historiador norte-americano, proferiu palestra no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo para divulgar o seu mais novo projeto: um livro sobre testemunhas e memorialistas do movimento sindical que colocou o Grande ABC no mapa mundial entre 1979 e 1980.
A base de French é o Banco de Dados do Diário do Grande ABC, que ele considera o mais completo na cobertura das greves dos metalúrgicos de quase meio século atrás.
O brasilianista tem vindo sistematicamente ao Brasil. Tem ouvido repórteres e fotógrafos. Em parceria com o Diário, momentos relevantes das greves (texto e fotos) são selecionados.
Para John French, é essencial recuperar o trabalho dos profissionais de Imprensa. Ouvi-los. Biografá-los. Contar a história de cada um. Complementar, com suas lembranças, o que escreveram e fotografaram décadas atrás.
A ida ao sindicato universalizou o projeto. O livro deverá ficar pronto daqui a dois ou três anos. “Memória” acompanha.
Crédito das fotos 2 e 3 – Fotos: Cadu Bazi Levski (Sindicato dos Jornalistas)
JORNALISTAS REUNIDOS. Terça-feira, 6 de maio de 2025, Auditório Vladimir Herzog, uma noite para pensar memória: no destaque, o historiador John French
DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 13 de maio de 1995 – Edição 9012
MANCHETE – Governo vai enfrentar os petroleiros.
Casa Civil ameaçava abrir concurso público pela Petrobrás se demissão coletiva dos petroleiros fosse apresentada.
EDUCAÇÃO – Unesco elegia o curso de Comunicação do Instituto Metodista de Ensino Superior como referência para a América Latina.
NOTA DA MEMÓRIA – Bons tempos aqueles. Metodista, Metodista. Virou universidade. Saudades da época em que era, simplesmente, IMS.
PARANAPIACABA – Toda a história do União Lira Serrano corria risco. A rede elétrica precária punha o prédio sob risco de incêndio, segundo a Rede Ferroviária. O baile do Dia das Mães era cancelado.
CASA DE SHOWS – Era reinaugurada a Ilha de Capri, no km 28 da Via Anchieta, chamado de o maior shopping dançante de São Paulo.
EM 13 DE MAIO DE...
1905 – Secretaria da Agricultura recusava oferta de José Zilling para venda ao Estado de dois sítios, em São Bernardo e Santo Amaro. “A localização das terras oferecidas as torna sem alcance para o governo”, respondia a secretaria.
Enquanto isso, novos imigrantes continuavam a desembarcar em Santos, 251 deles vindos pelo paquete italiano “Las Palmas”, e outro tanto a bordo do “Toscana”. O destino: interior do Estado.
1955 – Vôlei do CA Rhodia liderava o Campeonato Masculino da Primeira Divisão. Última vitória foi frente ao Tietê: 3 sets a 0 no ginásio da Avenida dos Estados.
Equipe base do Rhodia: Lázaro, Gilson, Bandeira, Ferreira, Caniz, Pinheiro, Zerrenner e Antoninho.
1970 – Associação Cultural e Recreativa Luiz Gama, de São Caetano, lembrava o 82º aniversário da abolição da escravatura.
HOJE
Dia da Fraternidade Brasileira
Dia da Abolição (oficial) da Escravatura
Dia do Automóvel
Dia das Estrada de Rodagem
Dia do Zootecnista
MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Cinquenta cidades fazem aniversário em 13 de maio, entre as quais Cajobi, no Estado de São Paulo, elevado a município em 1926, quando se separa de Olímpia.
Nossa Senhora de Fátima
13 de maio
Nessa data recorda-se a primeira das aparições de Nossa Senhora aos três pastorzinhos – Jacinta, Francisco e Lúcia – que ocorreu na cidade de Fátima, Portugal, no ano de 1917.
Ilustração: Convento da Penha (ES)
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.