Com início previsto para 1º de junho, ações podem ser antecipadas diante da queda das temperaturas; população pode colaborar com doações de agasalhos
Com a chegada das temperaturas mais baixas, a Prefeitura de Mauá se antecipa para proteger a população em situação de vulnerabilidade. As ações Operação Inverno 2025 e Inverno Solidário começam oficialmente no dia 1º de junho, mas podem ser ativadas antes caso o frio se intensifique.
O anúncio foi feito pelo prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, nesta segunda-feira (12), destacando a importância da iniciativa e da união entre os diferentes setores da administração municipal: “A partir de hoje, começaremos nossa Operação Inverno e também o Inverno Solidário. Pedi para antecipar esse programa porque sei que é fundamental cuidarmos das pessoas que mais precisam, seja em situação de rua ou que estejam em uma condição muito vulnerável.”
A Operação Inverno mobiliza uma força-tarefa composta por profissionais da Assistência Social, Defesa Civil, Guarda Municipal e Saúde, por meio do Ambulatório de Rua. A cada noite em que os termômetros marcarem abaixo dos 15ºC, equipes sairão às ruas para realizar abordagem social e sensibilizar pessoas em situação de rua para que aceitem acolhimento.
Quem aceita é encaminhado ao Albergue Municipal ou ao Centro POP, onde recebe pernoite, alimentação e itens de higiene. Para aqueles que optam por permanecer nas ruas, as equipes também oferecem alimentação e cobertores.
LEIA TAMBÉM:
Clima mais frio deve permanecer em SP nesta semana
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Sérgio Moraes, reforçou os canais de contato disponíveis para a população colaborar com a identificação de pessoas em situação de risco: “Nossa Defesa Civil, no número 199, e nossa Guarda Civil, pelo 153, juntamente com o Centro POP, estarão prontos para atender todas as situações. As campanhas de doações tiveram muito sucesso ao longo dos nossos mandatos.”
Durante a Operação Inverno, o Centro POP funcionará 24 horas por dia. Nos demais períodos, o atendimento é das 7h às 19h, na Avenida Washington Luiz, 625, Jardim Cerqueira Leite. A população pode ligar diretamente para o local pelo telefone 4547-1061, das 7h às 19h.
Solidariedade em forma de calor
Complementando a operação emergencial, a Prefeitura também reforça a campanha Inverno Solidário, voltada à arrecadação de roupas e itens de inverno para a população mais vulnerável.
A secretária de Assistência Social e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Fernanda Oliveira, enfatizou a prioridade das doações neste ano: “Nosso Inverno Solidário sempre foi um sucesso, mas estamos priorizando neste momento as doações de roupas masculinas e também de cobertores, cachecóis, toucas, luvas e meias. Contamos com a ajuda de todos. A população de Mauá sempre foi muito solidária com quem mais precisa”.
Os pontos de coleta são:
Secretaria de Assistência Social – Rua Campos Sales, 289, Vila Bocaina
Centro POP – Avenida Washington Luiz, 625, Jardim Cerqueira Leite
Ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.