Ramal metroviário que ligará Grande ABC à Capital está no mesmo pacote de concessão com a Linha 1 do Metrô, aponta documento do Estado
À espera das audiências públicas para o segundo semestre deste ano, a futura Linha 20-Rosa do Metrô, que ligará o Grande ABC à Zona Oeste de São Paulo, tem previsão de publicação do edital para o primeiro trimestre de 2026. É o que aponta um documento do governo do Estado de São Paulo, que incluirá no mesmo pacote de concessão, a Linha 1-Azul do Metrô, a mais antiga do sistema, interligando as zonas Norte e Sul da Capital, com investimentos projetados de R$ 37 bilhões.
Em documento do Estado sobre a proposta do TIC (Trem Intercidades) São Paulo-Sorocaba, a Secretaria de Parcerias em Investimentos expõe o cronograma das próximas licitações das linhas do sistema metroferroviário. Estão nesse planejamento a cessão, para a iniciativa privada, dos serviços restantes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Metrô.
Hoje, seis das sete linhas que pertenciam à CPTM já tiveram seus leilões realizados. Por essa razão, a última parada da companhia será o Grande ABC, por meio da licitação da Linha 10-Turquesa, que liga Rio Grande da Serra à Capital, com o certame previsto para o fim deste ano. Uma vez completadas as concessões de todo o sistema ferroviário, as linhas do Metrô serão as próximas a serem licitadas.
O primeiro serviço do Metrô a ir para leilão será a Linha 1-Azul, que opera desde 1974, em um pacote junto à futura Linha 20-Rosa, com traçado cortando Santo André, São Bernardo e São Paulo. Os dois eixos vão se cruzar na Estação Saúde, na Zona Sul da Capital. A junção de passado e futuro é uma estratégia do governo do Estado, que pretende fazer o mesmo procedimento nos outros ramais metroviários existentes.
O programa de mobilidade do TIC Sorocaba, obtido pela reportagem em parceria com o site especialista no segmento Via Trólebus, aponta as linhas 1-Azul e 20-Rosa como lote 1. O próximo a ter o edital de licitação publicado será o lote 3, previsto para o terceiro trimestre de 2026. que inclui a atual Linha 3-Vermelha, cujos trilhos ligam as zonas Leste e Oeste da Capital, e a projetada Linha 19-Celeste, com traçado entre São Paulo e Guarulhos.
Incluso no último pacote para licitação, o lote 2 engloba a Linha 2-Verde, muito utilizada por passageiros do Grande ABC por meio da Estação Tamanduateí, próxima à divisa de São Caetano, e a Linha 15-Prata de monotrilho. O edital, previsto para o quarto trimestre do próximo ano, também coloca no certame a futura Linha 22-Marrom, que conectará São Paulo a Cotia.
A Linha 20-Rosa terá uma extensão de 33 quilômetros, com 24 estações, sendo três delas em Santo André, e outras três por São Bernardo. O projeto vem a atender a um antigo anseio da população do Grande ABC por um serviço de Metrô, mas que viu recentemente o sepultamento da Linha 18-Bronze de monotrilho por uma obra do BRT (Bus Rapid Transit) ABC, atualmente atrasada.
Junto à Linha 20-Rosa, vem o fim de empresas públicas operando os serviços metroferroviários. A CPTM já cedeu as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda à ViaMobilidade. enquanto a Linha 7-Rubi será operada pela Tic Trens, e o pacote das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, pela Trivia Trens, ambas subsidiárias do Grupo Comporte. O mesmo caminho seguirá o Metrô de São Paulo, que já tem as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e a futura 6-Laranja cedidas à iniciativa privada.
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