Registro audiovisual que destaca as vivências femininas e a produção literária contemporânea
Nesta quarta-feira (21), às 19h, a Casa da Palavra Mário Quintana exibe o curta-metragem Insurrectas: a literatura independente das mulheres do ABC Paulista, um registro audiovisual que destaca as vivências femininas e a produção literária contemporânea da região. A exibição, com entrada gratuita, será seguida de uma conversa com as idealizadoras e diretoras Isabel Veras e Andrea Paula. O espaço fica na Praça do Carmo, 171, Centro de Santo André.
O documentário é baseado em entrevistas com escritoras da região, a maioria publicada por editoras independentes locais. A produção mapeia histórias de vida, processos de escrita e os desafios enfrentados por essas autoras — muitas vezes à margem do circuito literário nacional. O projeto foi financiado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura de Santo André.
Além de abordar o fazer literário, o curta discute temáticas urgentes relacionadas ao universo feminino, como as múltiplas formas de discriminação de gênero, étnico-racial e socioeconômica; a invisibilidade da mulher na literatura; a sobrecarga de trabalho; a escrita no cotidiano; a relação com o território; diferentes poéticas; e a luta por financiamento e por espaços literários que acolham as mulheres da cena independente.
LEIA TAMBÉM:
Escola Livre de Dança recebe espetáculo de hip hop 'O Corre'
Participam do documentário as escritoras: Adélia Nicolete, Ana Maria S. M. Silva, Claudia Jordão, Conceição Bastos, Dalila Teles Veras, Deise Assumpção, Isabela Veras, Larissa Germano, Jurema Barreto de Souza, Letícia Mendonça, Márcia Plana, Melissa Suárez, Nathaly Felipe, Rosana Chrispim, Sílvia Passarelli, Thina Curtis, Valéria Aveiro e Vanessa Molnar.
Isabela Veras é formada em Publicidade e Propaganda, com pós-graduação em Design Gráfico. À frente do Fabricando Ideias, atua com design editorial e produção cultural, além de ser uma das coordenadoras do Centro Cultural Alpharrabio. É autora dos livros de contos Sombras (2024) e coLATERAL (2022), ambos lançados pela Alpharrabio Edições, e integra os coletivos literários Mulherio das Letras (nacional) e Sábados Perversos (Alpharrabio).
Andrea Paula dos Santos Oliveira Kamensky é historiadora e professora da UFABC (Universidade Federal do ABC), onde coordena o Arquivo Histórico-Cultural do ABC e atua como pesquisadora no Observatório da Saúde e do Bem Viver do ABC. Finalista e vencedora do Prêmio Jabuti, respectivamente em 1998 e 2008, foi contemplada pelo ProAC 2023 na categoria Literatura Não Ficção. Também participa dos coletivos Sábados PerVersos (Alpharrabio) e Casa de Cultura Cuiabá 153 – Portões que Falam, ambos voltados à promoção da literatura.
Serviço
Insurrectas: a literatura independente das mulheres do ABC Paulista
Data: 21/5/2025 (quarta-feira)
Horário: às 19h
Local: Casa da Palavra Mário Quintana
Endereço: Praça do Carmo, 171 – Centro – Santo André
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.